Síntese |
O objectivo deste projecto consiste em desenvolver um sistema que permita calibrar os equipamentos de medida do alinhamento das rodas de veículos automóvel com a precisão legalmente exigida. É pretendido que este sistema seja facilmente transportável, de simples montagem e que tenha a capacidade de obter as medidas de calibração de forma célere. Devido às apertadas tolerâncias na precisão da calibração o sistema a desenvolver irá recorrer a um sistema de medição laser de elevada precisão. A tecnologia na génese do sistema a desenvolver servirá de base ao desenvolvimento de um procedimento de calibração aplicado a sistemas de medição do alinhamento de rodas.O alinhamento das rodas de um veículo automóvel tem grande influência sobre o seu comportamento em estrada. O desalinhamento das rodas pode originar problemas de segurança, desgaste excessivo dos pneus, consumo elevado de combustível entre outros. A existência de um requisito legal (portaria nº 1165/2000) impõe que veículos que sofram acidentes com um certo grau de gravidade, assim como alguns tipos de veículos importados sejam sujeitos a uma inspecção mais abrangente do que a típica inspecção a que todos os automóveis estão periodicamente sujeitos. Um aspecto crítico desta inspecção consiste na verificação dos ângulos que definem o alinhamento das rodas com uma precisão de medida muito rigorosa (erro máximo: 5').Os equipamentos de medida não são sujeitos a calibrações por inexistência de meios adequados para tal e portanto muitos equipamentos a operar no mercado estão afectados por erros de medida superiores aos admissíveis, com todas as consequências nefastas que tal implica a nível de segurança. A existência de um sistema capaz de efectuar de forma célere a operação de calibração com a precisão exigida permitirá a implantação da empresa promotora num nicho de mercado com grande potencial mas até agora inexplorado. |