Programa de Apoio IDEIA - I&D Empresarial Aplicado
Sigla sub0
Título Aumento da vida de ferramentas e órgãos de máquinas por tratamento térmico específico
Área tecnológica Tecnologias dos Materiais
Sector de Aplicação Máquinas Industriais
Síntese O consórcio, criado no âmbito da presente candidatura, entre a empresa F. Ramada, Aços e Indústrias, S.A e a Universidade de Aveiro tem como objectivo o desenvolvimento de uma tecnologia de tratamento térmico não convencional, destinado à produção de ferramentas e engrenagens com melhores características de resistência ao desgaste e de estabilidade dimensional em serviço.

Esta melhoria de características potencia: um aumento da produtividade dos processos de conformação nos quais as ferramentas serão aplicadas; uma maior durabilidade dos componentes mecânicos (ferramentas e órgãos de máquinas); uma redução das despesas de manutenção desses componentes; e a diminuição do custo final dos produtos conformados.

A essência da tecnologia a desenvolver assenta numa transformação controlada e a temperaturas inferiores a 20ºC da austenite residual presente nos aços após têmpera. O processo apesar de conhecido há vários anos (normalmente é referido na literatura como sub-zero ou criogénico entre outros) encontra-se insuficientemente caracterizado do ponto de vista científico, tendo por isso reduzida expressão comercial.

O presente projecto pretende contribuir para o aumento do conhecimento científico acerca dos mecanismos de transformação da austenite (no domínio das temperaturas negativas) e procura a exploração comercial dos resultados encontrados no âmbito da concretização dos objectivos do projecto.

O trabalho a desenvolver contempla 6 fases e 21 tarefas, englobando a concepção, construção e parametrização de um equipamento industrial; a parametrização do processo produtivo; o desenvolvimento de produtos orientados para mercados alvo; a realização de ensaios de caracterização e de comparação entre os produtos tradicionais e os desenvolvidos no âmbito das etapas previstas no projecto.
Apoio Público Homologado 70345.88
Data de Início Wed Jun 14 00:00:00 BST 2006
 
Lista de Co-Promotores
Nome da Entidade Concelho
Universidade de Aveiro Aveiro
Ramada Aços, S.A. Ovar